Como combater a acne no inverno: dicas de especialistas para uma pele clara
O ar sequioso e indiferente do inverno pode piorar a acne. Um dermatologista diz que usar os produtos e a proteção certos pode ajudar a manter a pele limpa e hidratada.
O inverno pode piorar muitos problemas crônicos de pele. Muitas vezes desencadeia crises de eczema, piora a psoríase e a rosácea e torna a pele opaca e seca. Um problema de pele que o inverno afeta é a acne. Muitas pessoas pensam que a acne piora no verão, mas a acne no inverno pode, na verdade, ser mais grave. Se a sua acne piorar nos meses mais frios, saiba uma vez que reduzir o impacto do inverno nas suas erupções.
Por que a acne aumenta no inverno?
Vejamos por que o inverno pode ser rigoroso para a nossa pele e compartilhamos dicas de especialistas para prevenir a acne durante os meses frios.
-
Ar sequioso
O ar sequioso é uma das principais causas da acne no inverno. Quando as temperaturas externas caem e os sistemas de aquecimento interno aumentam, o ar perde umidade. Um estudo no Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia mostra que a baixa umidade pode fazer com que a pele perda até 25% mais chuva, o que é preocupante. “Essa perda desidrata a barreira da pele, tornando-a mais propensa a danos. Quando a pele fica muito seca, ela reage produzindo mais óleo (sebo) para indemnizar”, Dermatologista Cosmético Dr. Ameesha Mahajan conta ao Health Shots. Oriente óleo extra, junto com as células mortas da pele, pode obstruir os poros e fomentar erupções cutâneas.
2. Produtos mais pesados podem trespassar pela culatra
No inverno, muitas pessoas querem usar cremes espessos e bálsamos pesados para combater o ressecamento. No entanto, estes produtos podem realmente fomentar acne. “Muitos pensam que produtos mais espessos proporcionam melhor proteção à pele, mas cremes mais pesados podem reter oleosidade e bactérias, o que pode fomentar cravos e erupções cutâneas”, afirma a dermatologista cosmética.
3. Chuveiros quentes e aquecimento interno
Um banho longo e quente no inverno é aprazível. Ainda assim, pode secar e irritar a pele, removendo sua oleosidade procedente. “Os aquecedores internos também podem ressecar o ar, fazendo com que a pele fique escamosa na superfície e ainda oleosa por reles”, afirma o médico. Isso pode piorar a acne, fazendo com que sua pele pareça mais problemática em vez de lustroso.
4. Estresse e mantimentos reconfortantes
Dias mais curtos e estresse nos feriados podem aumentar os níveis de cortisol e fomentar inflamação. O cima estresse afeta suas emoções e pode levar a problemas uma vez que acne. “O libido de inverno por guloseimas açucaradas e laticínios, que muitas vezes provocam erupções cutâneas, pode tornar ainda mais geral que as pessoas percebam problemas de pele durante os meses mais frios”, partilha a profissional.
Qual a melhor rotina de cuidados com a pele para o inverno?
Agora que vimos por que ocorre a acne no inverno, vamos falar sobre uma vez que tratá-la. A Dra. Ameesha Mahajan oferece dicas úteis para cuidar da sua pele durante os meses mais frios. Cá estão algumas maneiras práticas de manter sua pele limpa e saudável neste inverno:
-
Mude para um limpador suave e hidratante
Comece sua rotina de cuidados com a pele com um limpador suave. Evite produtos de limpeza com espuma poderoso, pois eles podem deixar sua pele esticada e seca, mormente no inverno. “Em vez disso, opte por produtos de limpeza suaves em gel ou creme que contenham ingredientes hidratantes uma vez que glicerina ou ceramidas”, afirma a profissional. Esses produtos de limpeza limparão sua pele sem retirar a umidade.
2. Use hidratantes leves
Mesmo que sua pele seja oleosa, você ainda precisa de hidratação no inverno. Escolha hidratantes leves com ingredientes uma vez que ácido hialurônico, esqualanoou niacinamida. “Esses ingredientes hidratam a pele sem obstruir os poros”, afirma o Dr. Mahajan. Se você gosta de produtos mais espessos, certifique-se de que sejam rotulados uma vez que não comedogênicos.
3. Não desista dos ativos
Muitas pessoas usam ingredientes ativos uma vez que retinóides, ácido salicílico e peróxido de benzoíla para tratar a acne. No entanto, no inverno, é melhor adotar uma abordagem mais suave. Dr Mahajan sugere o uso de “lavagens faciais com ácido salicílico 2 a 3 vezes por semana, em vez de todos os dias. Eles recomendam a emprego de retinóides em noites alternadas e o uso de peróxido de benzoíla unicamente para tratamentos pontuais”.
4. Adicione umectantes
O uso de umectantes uma vez que ácido hialurônico e ácido poliglutâmico pode ajudar a pele a reter a umidade. “Esses ingredientes atraem chuva para a superfície da pele, mantendo-a hidratada e diminuindo o ressecamento”, afirma a médica. Isso leva a uma tez mais lisa.
5. Reduza a exposição ao calor
Tome banhos mais curtos e mantenha a chuva morna. A chuva quente resseca a pele, piorando o inverno. Considere comprar um umidificador para sua mansão. Adiciona umidade ao ar, ajudando a pele a combater o ressecamento causado pelo aquecimento interno.
6. Observe sua dieta e níveis de estresse
A dieta é importante para a saúde da pele. No inverno, muitas pessoas desejam mantimentos com cima texto de açúcar, laticínios e lanches, o que pode fomentar fugas. “Em vez disso, adicione probióticos às suas refeições para ajudar o seu tripa e beba muita chuva para manter a pele hidratada”, partilha o derma. Gerenciar o estresse por meio de exercícios, reflexão ou sono adequado pode reduzir os níveis de cortisol, o que também pode ajudar a reduzir as crises de inverno.

