Seu travesseiro está causando queda de cabelo? Hábitos noturnos que danificam o cabelo
Seu cabelo pode quebrar enquanto você dorme. Desde a fricção da fronha até a qualidade do sono, pequenos hábitos noturnos podem ser a razão oculta por trás da queda diária de cabelo.
Ver alguns fios de cabelo no travesseiro pela manhã é normal, mas se isso sobrevir todos os dias, sua rotina noturna pode estar desempenhando um papel maior do que você imagina. Embora a genética, a dieta e os hormônios sejam causas muito conhecidas da queda de cabelo, o que muitas vezes passa despercebido é uma vez que os hábitos de sono afetam a saúde do pele viloso. Desde o tecido da fronha até a maneira uma vez que você prende o cabelo ou até mesmo a qualidade do sono, pequenos fatores podem enfraquecer silenciosamente os fios de cabelo com o tempo.
Segundo o dermatologista Dr Chagarla Mythrifricção, desequilíbrio de umidade e má higiene do sono podem atrapalhar o ciclo de prolongamento do cabelo. No entanto, a recuperação, incluindo a reparação do cabelo, acontece durante o sono profundo, tornando os hábitos de dormir principalmente importantes.
Por que a fricção de uma fronha de algodão danifica o cabelo?
O tecido de algodão é mais forte nos fios de cabelo e altamente esponjoso. À medida que você se move durante o sono, a fricção entre o cabelo e o travesseiro enfraquece a haste do cabelo, causando quebra em vez de queda originário. Dr. Mythri explica que fronhas de seda ou cetim permitem que o cabelo deslize suavemente, reduzindo o estresse mecânico nos folículos.
Essa simples mudança costuma ser a maneira mais rápida de reduzir queda de cabelo. Dr. Mythri também ressalta que menos fricção significa menos irritação no pele viloso, o que ajuda a manter um envolvente mais saudável para o prolongamento do cabelo.
Uma vez que a sua posição de dormir afeta a saúde do cabelo?
Sua postura ao dormir é mais importante do que você imagina. Dormir de costas é considerado melhor para a saúde do pele viloso porque minimiza a pressão direta e a fricção no cabelo. Dormir de lado tende a ocasionar afinamento mais localizado devido à fricção repetida em um lado do pele viloso.
De consonância com o Dr. Mythri, mudar regularmente as posições de sono pode ajudar a repartir a pressão uniformemente. Na verdade, pode suportar melhor circulação sanguínea ao pele viloso, o que é precípuo durante a período de reparação noturna do corpo.
Dormir com o cabelo molhado é uma má teoria?
Absolutamente. O cabelo fica mais fraco quando molhado porque a haste incha depois sugar chuva, tornando-o mais propenso a quebrar. Pesquisa publicada no Anais de Medicina e Cirurgia (2022) também sugere que dormir com o cabelo úmido pode perturbar o microbioma do pele viloso, aumentando a irritação e a quebra. Os especialistas recomendam secar completamente o cabelo antes de dormir e amarrá-lo frouxamente para evitar tensão nas raízes.
Uma vez que a qualidade do sono influencia o prolongamento do cabelo?
Dormir mal não só deixa você cansado, mas também afeta seu cabelo. Estudos mostram que os distúrbios do sono podem interferir no prolongamento do cabelo, aumentando o cortisol, o hormônio do estresse. Níveis elevados de cortisol interrompem o ciclo do folículo capilar e atrasam a regeneração.
Dr. Mythri destaca que o sono profundo é quando os hormônios do prolongamento são liberados, auxiliando na reparação do cabelo. Horários de sono consistentes melhoram a recuperação universal, incluindo a saúde da pele e do cabelo.
Dicas noturnas simples para reduzir a queda de cabelo
- Mude para fronhas de seda ou cetim
- Nunca durma com o cabelo molhado
- Prenda o cabelo frouxamente em um rabo de cavalo ordinário ou trança
- Massageie suavemente o pele viloso antes de dormir
- Use um umidificador para prevenir a secura
- Aplique um soro ligeiro com peptídeos
- Evite penteados apertados à noite
- Procure ter 7 a 8 horas de sono de qualidade
Um estudo de 2016 publicado em ePlastia descobriram que a massagem regular do pele viloso pode melhorar a espessura do cabelo, aumentando o fluxo sanguíneo para os folículos.
Quando você deve consultar um médico?
Se você notar queda excessiva, manchas calvas ou mais de 100 fios regularmente no travesseiro, consulte um dermatologista. A perda persistente de cabelo pode sinalizar desequilíbrio hormonal, deficiências nutricionais ou condições médicas que precisam de tratamento direcionado.


