Rotina de cuidados com a pele no inverno: 5 dicas para manter sua pele saudável
Prepare a pele para o inverno com dicas de cuidados com a pele: saiba porquê ajustar sua rotina diária para se manter hidratado e evitar ressecamento e irritações.
A sua pele fica mais seca e sensível quando a estação muda do verão para o inverno? Assim porquê trocamos de roupa por roupas mais quentes e gostamos de refeições mais pesadas, também precisamos adequar nossa rotina de cuidados com a pele no inverno à estação. Nossa pele precisa de cuidados especiais e essa mudança é importante para mantê-la saudável e evitar o ressecamento e as irritações que o inverno pode trazer.
Muitos de nós mantemos nossos produtos favoritos para a pele no verão, mesmo quando não precisamos mais deles em nossa rotina de cuidados com a pele no inverno. “Limpadores de espuma e hidratantes leves que funcionaram muito em climas quentes podem prejudicar sua pele à medida que o tempo esfria”, Dr. Harkanwal SekhuDermatologista, conta ao Health Shots. Esses produtos podem retirar a oleosidade procedente da pele, causando ressecamento, rigidez e irritação.
Por que a pele muda no inverno?
No verão, o calor e a umidade aumentam a produção de petróleo. Portanto, produtos mais leves e sem óleo funcionam muito. Mas no inverno, o ar insensível e o aquecimento interno podem promover problemas. Essas condições esgotam a umidade da pele e enfraquecem sua barreira procedente, que ajuda a proteger contra ressecamento e irritação. “Quando a barreira fica comprometida, sua pele fica mais suscetível a problemas porquê vermelhidão, sensibilidade e austeridade”, alerta o Dr. Sekhu. Você pode até notar linhas finas e erupções cutâneas, devido ao aumento da secura e inflamação.
Porquê mudar sua rotina de cuidados com a pele para o inverno?
Mudando seu produtos para a pele com as estações é importante para manter a pele saudável.
-
Lavagem facial
Para preparar a pele para o inverno, comece lavando o rosto. Aqueles produtos de limpeza espumantes que são ótimos no verão podem secar o seu pele no inverno. “Em vez disso, opte por produtos de limpeza hidratantes e sem sulfato, com ingredientes porquê glicerina, ceramidas e aloe vera. Essas opções limpam muito a pele sem retirar a umidade procedente”, afirma a dermatologista. É importante evitar produtos que contenham álcool ou aromas fortes. Esses ingredientes podem piorar o ressecamento e a irritação, que você deseja evitar durante os meses frios do inverno.
2. Hidratante
Quando chega o inverno, sua pele precisa de mais hidratação. É um bom momento para trocar seu hidratante. Dr. Sekhu recomenda “mudar de hidratantes em gel leves para hidratantes mais espessos à base de creme. Procure ingredientes porquê manteiga de karité, esqualano e ácido hialurônico”. Esses ingredientes proporcionam hidratação profunda, retêm a umidade e ajudam a sossegar a inflamação.
Dr. Sekhu diz: “Sua pele precisa de mais suporte e nutrição no inverno”. Os hidratantes à base de creme ajudam adicionando hidratação e formando uma estrato protetora contra tempo frio e ar interno sedento. Se você tem pele muito seca ou sensível, experimente juntar um soro hidratante sob o hidratante para obter hidratação extra.
3. Protetor solar
Muitas pessoas pensam que não precisam de protetor solar quando o sol não está brilhando possante. No entanto, os raios ultravioleta podem nos prejudicar durante todo o ano, por isso é necessário incluir protetor solar na rotina de cuidados com a pele no inverno. Na verdade, a exposição aos raios UV pode aumentar no inverno porque os raios refletem na neve e nas nuvens. Dr. Sekhu aconselha: “Use sempre um protetor solar de espaçoso espectro com FPS 30 ou superior, mesmo no inverno”. Escolha um protetor solar que também forneça umidade para proteger a pele do sol e dos ventos secos.
4. Esfoliar
A esfoliação é importante para manter a pele macia, removendo as células mortas da pele, principalmente na rotina de cuidados com a pele no inverno. Porém, durante o inverno, tome zelo com a esfoliação excessiva. “A esfoliação excessiva pode danificar a barreira da pele, por isso limite os tratamentos esfoliantes a uma ou duas vezes por semana. Use esfoliantes suaves, porquê ácido lático ou esfoliantes à base de enzimas”, diz o médico. Isso o ajudará a obter uma pele rútilo sem os riscos representados por esfoliantes mais agressivos.
5. Não se esqueça dos lábios e das mãos
Lábios e mãos costumam ser negligenciados na rotina de cuidados com a pele no inverno. Sua pele delicada pode secar facilmente, causando rachaduras e rachaduras. “Tenha um protetor labial hidratante à mão para manter os lábios hidratados. Aplique um creme nutritivo para as mãos com frequência, principalmente depois de lavar as mãos”, conta a técnico. Estas etapas simples podem ajudar a proteger sua pele do ressecamento do inverno.
O Dr. Sekhu oferece uma confrontação útil: “Pense nos cuidados com a pele porquê uma alimento sazonal. Tal porquê as nossas dietas mudam com as estações, escolhendo sopas quentes e frutos secos saudáveis no inverno, as nossas rotinas de cuidados com a pele também devem mudar”.

