As ondas de calor são normais durante a menstruação? Conheça as razões por trás disso
As ondas de calor não são exclusivamente um sintoma da menopausa; algumas mulheres também as experimentam durante a mênstruo. Um ginecologista explica por que as alterações hormonais podem desencadear calor repentino e o que você pode fazer a saudação.
As ondas de calor geralmente estão associadas à menopausa, mas não se limitam às mulheres na tira dos 40 ou 50 anos. Algumas mulheres notam ondas repentinas de calor, vermelhidão na pele, suor ou até batimentos cardíacos acelerados logo antes ou durante a mênstruo. Se isso parece familiar, você não está imaginando. As alterações hormonais durante o ciclo menstrual podem afetar brevemente o sistema de controle de temperatura do corpo. Embora possa ser desconfortável, muitas vezes é uma resposta originário à mudança nos níveis de estrogênio. Entender por que isso acontece pode tornar a situação menos preocupante e mais fácil de gerenciar. A chave está em porquê seus hormônios interagem com o termostato interno do cérebro.
O que são ondas de calor e porquê elas se sentem?
As ondas de calor são sensações repentinas e intensas de calor que geralmente começam no rosto, pescoço ou peito. Eles podem ser acompanhados de sudorese, vermelhão na pele e batimentos cardíacos acelerados. Algumas mulheres até sentem arrepios quando o incidente passa.
De convénio com Dr. Sadhna SinghalGinecologia, estes sintomas são semelhantes aos afrontamentos da menopausa, mas também podem manar durante a mênstruo devido a flutuações hormonais. Embora a menopausa continue a ser a pretexto mais generalidade, afetando mais de 80 por cento das mulheres, de convénio com um estudo de 2019 publicado no Jornal de Saúde da Meia-idade, ondas de calor relacionadas ao período não são inéditas.
Por que as ondas de calor acontecem durante a mênstruo?
1. Flutuações hormonais, principalmente plebeu nível de estrogênio
O ciclo menstrual envolve mudanças constantes no estrogênio e na progesterona. Pouco antes e durante a mênstruo, os níveis de estrogênio caem. Essa queda pode confundir o hipotálamo, a secção do cérebro que regula a temperatura corporal.
“Quando os níveis de estrogênio caem, o cérebro pode sentir erroneamente que o corpo está superaquecendo, desencadeando ondas de calor”, explica o Dr. Singhal.
2. Perimenopausa ou insuficiência ovariana prematura (POI)
Se as ondas de calor ocorrerem com frequência, isso pode sinalizar uma transição hormonal precoce. A perimenopausa pode debutar na dez de 40, enquanto a insuficiência ovariana prematura (IOP) pode afetar mulheres mais jovens. De convénio com o Institutos Nacionais de Saúde dos EUAo POI afeta tapume de 1 em cada 100 mulheres com menos de 40 anos e pode promover sintomas semelhantes aos da menopausa, incluindo ondas de calor.
3. Estresse e sofreguidão
O estresse ativa a resposta de luta ou fuga do corpo, liberando adrenalina. Um estudo de 2017 publicado na revista Menopause descobriu que as mulheres que tiveram reações físicas mais fortes à sofreguidão eram mais propensas a sentir ondas de calor. O estresse pode interferir na regulação da temperatura, tornando os episódios mais frequentes.
4. Reles nível de açúcar no sangue e desidratação
A alimento irregular durante a mênstruo pode promover quedas de açúcar no sangue, causando calor ou desconforto. A desidratação, principalmente com a perda de fluidos menstruais, também pode dificultar a regulação da temperatura pelo corpo.
5. Cafeína e controle de natalidade hormonal
A cafeína estimula o sistema nervoso e pode aumentar a frequência cardíaca, provocando sensações de calor. Os contraceptivos hormonais também podem influenciar os níveis de estrogênio e progesterona, às vezes imitando as alterações da perimenopausa.
Uma vez que gerenciar ondas de calor durante a mênstruo
1. Mantenha-se hidratado: Ingerir bastante chuva ajuda a regular a temperatura interna e evita episódios de calor relacionados à desidratação.
2. Faça uma dieta balanceada e favorável aos hormônios: Inclua frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis. “Sementes de linhaça, soja e folhas verdes podem concordar o estabilidade hormonal”, diz o Dr.
3. Reduza a cafeína e os vitualhas picantes: Estes podem aumentar a temperatura corporal ou estimular o sistema nervoso.
4. Gerencie os níveis de estresse: Reflexão mindfulness e exercícios respiratórios podem ajudar. O Instituto Nacional dos EUA sobre Envelhecimento observa que as técnicas de relaxamento podem serenar a intensidade das ondas de calor.
5. Considere os suplementos com zelo: Um estudo de 2018 no Revista de Educação e Promoção da Saúde descobriram que o óleo de prímula reduziu a sisudez das ondas de calor nos participantes. No entanto, o Dr. Singhal aconselha consultar um médico antes de iniciar qualquer suplemento.
Quando você deve consultar um médico?
Se ondas de calor são frequentes, graves ou começam antes dos 40 anos, é recomendável consultar um ginecologista para descartar problemas hormonais subjacentes.
As ondas de calor durante a mênstruo podem ser surpreendentes, mas na maioria dos casos refletem alterações hormonais temporárias. Com ajustes simples no estilo de vida e orientação médica quando necessário, eles geralmente podem ser controlados de forma eficiente.


