Estilo de Vida

As cinco línguas do amor, explicadas – qual é você?

Meu marido realmente não se importa quando eu relato obedientemente ao meu Aplicativos diários de limpeza Para manter uma casa arrumada que serve nossa família. Não importa para ele se eu Plano de refeição No início da semana, para tirar as suposições do jantar. Mas quando nos sentamos para discutir nossos horários, nossos filhos, como estamos nos sentindo em nosso relacionamento e muito mais coisas em nosso reunião semanal de casamentoele é Totalmente investido. Na noite passada, juro que ele estava batendo em mim enquanto nos sentamos no sofá, discutindo nossos planos futuros.

Se você está familiarizado com as cinco línguas de amor, é provável que você apenas adivinhou o meu – e certamente, o dele.

Entendendo as línguas do amor

Saber sua linguagem de amor principal é apenas o primeiro passo. O meu é atos de serviço; Seu tempo de qualidade. E embora ele aprecie as pequenas coisas que faço para manter nossa casa funcionando sem problemas, essas não são as ações que o fazem se sentir mais amado. É aí que entra o segundo passo: aprendendo a falar o idioma do amor de seu parceiro – Aka, seu “idioma secundário”.

Quais são as cinco línguas do amor?

As cinco línguas de amor, como introduzido por Gary Chapman, Ph.D., em As cinco línguas de amor: o segredo de um amor que durasão maneiras diferentes de dar e receber amor:

  • Toque físico
  • Tempo de qualidade
  • Presentes
  • Palavras de afirmação
  • Atos de serviço

Chapman desenvolveu essa estrutura através de anos de aconselhamento matrimonial e estudando como as pessoas comunicam o amor. Compreender sua linguagem amorosa e o seu parceiro pode desbloquear uma conexão mais profunda e fazer com que vocês dois se sintam mais valorizados em seu relacionamento.

Por que conhecer sua linguagem de amor é importante

Todos nós queremos que nossos parceiros se sintam amados, mas Chapman dá um passo adiante: quando nos sentimos totalmente amados, nossos possíveis expandem. Quando seu “tanque de amor” está cheio, você é mais confiante, motivado e emocionalmente seguro.

Quando falamos a linguagem de amor de nosso parceiro, promovemos um relacionamento que prospera além da “fase de lua de mel” inicial. Chapman sugere que a fase de “amor verdadeiro” normalmente dura cerca de dois anos. Quando você se apaixona pela primeira vez por alguém, é mais provável que fale seu amor alto. Ficar acordado a noite toda no telefone, de mãos dadas em público, aparecendo de presentes surpresa, reservando fins de semana fora e muito mais. É difícil decifrar o que realmente faz você se sentir amado quando está do lado de recebimento de todos disso.

Depois disso, Amor intencional assume o controle – o tipo que vê, sacrifica e permanece consistente. É quando as coisas boas acontecem, um poço rico de profundo amor que vai além das borboletas.

As línguas do amor podem ser uma ferramenta valiosa para levá -lo à próxima fase.

Como encontrar sua linguagem de amor

Se você não tem certeza da sua linguagem de amor, pegue o Questionário oficial online. Mas os testes não são a única maneira – preste atenção ao que faz você se sentir mais apreciado e valorizado. Você acende quando seu parceiro passa um tempo ininterrupto com você? Pequenos gestos significam o mundo para você? Observe -se para entender qual a linguagem do amor ressoa mais – uma abordagem semelhante a realmente entender outro poderoso também, seu Número do eneagrama.

A maioria das pessoas tem uma linguagem de amor primária e secundária. Embora você possa ressoar com mais de um, as chances de se sentirão mais significativas.

Línguas de amor explicadas

Vamos quebrar cada linguagem de amor e como usá -la efetivamente em seu relacionamento.

Tempo de qualidade

Se o tempo de qualidade é o seu idioma de amor, você se sente mais amado quando:

  • Seu parceiro olha você nos olhos e realmente ouve quando você fala.
  • Você passa um tempo ininterrupto juntos – seja uma caminhada, um jantar ou uma escapada de fim de semana.
  • Seu parceiro se envolve em atividades que você gosta.

Como mostrar amor a um parceiro que valoriza o tempo de qualidade:

  • Dê a eles toda a sua atenção – retire as distrações.
  • Programe noites regulares de data ou conversas de qualidade.
  • Planeje uma atividade que você sabe que eles vão amar.

Comece pequeno, dando a eles toda a sua atenção quando eles estão conversando. Se você não puder dar sua atenção a eles, informe-os que você deseja estar totalmente presente e precisará de apenas um número de minutos para encerrar o que está fazendo.

Dê um passo adiante e agende uma noite de encontro ou coloque uma escapada de fim de semana no calendário. Melhor ainda se apresentar uma atividade (caminhar, pintar, assistir futebol etc.) que você sabe que seu parceiro gosta.

Presentes

Se os presentes são sua linguagem de amor, você se sente mais amado quando:

  • Seu parceiro traz para casa uma lembrança atenciosa de uma viagem.
  • Você recebe uma nota manuscrita ou um pequeno token “Só porque”.
  • Presentes inesperados fazem você se sentir visto e apreciado.

Como mostrar amor a um parceiro que valoriza presentes:

  • Pegue seu café favorito ou trate no caminho para casa.
  • Surpreenda -os com presentes pequenos e significativos.
  • Dê presentes que refletem o pensamento e o esforço, não apenas as despesas.

É importante desmascarar a ideia de que um amante de presentes é egoísta ou vaidoso. Para a pessoa cuja linguagem de amor é presente, a força motriz é a idéia que você pensou nelas ou as considerou. E é exatamente onde começar pequeno: pense na pessoa que você ama na próxima vez que estiver no supermercado ou em uma caminhada. Pegue sua barra de chocolate favorita no check -out ou escolha uma flor para eles no caminho de casa. A doação de presentes nem sempre precisa ser um grande gesto.

Dê um passo adiante, mostrando sua apreciação com mais regularidade, não apenas para ocasiões especiais. Desafie -se a dar um presente ao seu parceiro todos os dias por uma semana e ver o que acontece.

Palavras de afirmação

Se as palavras de afirmação são sua linguagem de amor, você se sente mais amado quando:

  • Você recebe elogios e incentivo genuínos.
  • Seu parceiro expressa apreço pelo que você faz.
  • Um simples “eu te amo” ou “Estou orgulhoso de você” ilumina o seu dia.

Como mostrar amor a um parceiro que valoriza palavras de afirmação:

  • Ofereça elogios e incentivo regularmente.
  • Expresse gratidão por coisas grandes e pequenas.
  • Deixe notas de amor ou envie textos significativos.

Comece pequeno reconhecendo a si mesmo que as palavras são mais importantes do que você imagina. Mantenha esses pensamentos sobre sua mente e preste atenção em como você os usa. Comece dando elogios e elogios – e depois os continue chegando.

Mesmo que não venha naturalmente para você, “palavras de afirmação” é um idioma que você pode aprender. Ao oferecer incentivo e palavras gentis regularmente, você se sentirá mais natural e seu parceiro sentirá o amor.

Atos de serviço

Se atos de serviço são sua linguagem de amor, você se sente mais amado quando:

  • Seu parceiro ajuda nas tarefas diárias sem ser solicitado.
  • Eles assumem responsabilidades que facilitam seu fardo.
  • Ações atenciosas – como fazer uma tarefa ou consertar algo quebrado – depois que eles se importam.

Como mostrar amor a um parceiro que valoriza atos de serviço:

  • Identifique quais tarefas as enfatizam e oferecem para ajudar.
  • Reserve uma tarefa recorrente para clarear sua carga.
  • Antecipar suas necessidades e agir sobre eles.

Comece pequeno ao identificar a coisa que seu parceiro mais reclama – é a roupa da roupa? Mantendo um carro limpo? Pagando contas? Ofereça -se para ajudar ou melhor ainda, basta fazer isso.

Leve -o adiante removendo uma tarefa contínua da placa do seu parceiro. Talvez esteja ajudando com as tarefas, possuindo toda a manutenção do gramado ou descarregando a máquina de lavar louça todas as manhãs. Pontos de bônus se você puder levar algo que eles não gostam de fazer. Você os farão se sentir cuidados, criando mais espaço e espaço em sua rotina diária para fazer as coisas que amam.

Toque físico

Se o toque físico é o seu idioma de amor, você se sente mais amado quando:

  • Seu parceiro segura sua mão, abraça ou abraços.
  • Um toque simples – como uma mão nas costas – é tranquilizador.
  • A proximidade física fortalece sua conexão emocional.

Como mostrar amor a um parceiro que valoriza o toque físico:

  • Ofereça abraços e beijos com frequência.
  • De mãos dadas enquanto caminha ou sentado juntos.
  • Inicie a intimidade física e o carinho regularmente.

Comece pequeno dando abraços só porque. Pegue a mão do seu parceiro quando estiver em público. Roubar beijos. Bata a bunda deles.

Dê um passo adiante, sendo o único a iniciar o sexo. Aprenda o que seu parceiro gosta (e do que você gosta!) E não tenha medo de mostrar seu amor através do afeto físico.

Você deveria ler As cinco línguas de amor livro?

Se você já está familiarizado com o conceito, o livro serve como um guia simples, mas pode se sentir desatualizado em partes. Em vez de ler, invista seu tempo na aplicação dos princípios – observar, aprender e se adaptar às necessidades do seu parceiro.

Línguas de amor explicaram o casal na cama

Os idiomas de amor podem mudar com o tempo?

Ao contrário do seu número de eneagrama, a linguagem de amor de uma pessoa pode mudar com o tempo. As mudanças nas circunstâncias da vida podem mudar a maneira como damos e recebemos amor, de diferentes estações do crescimento pessoal para nossos ambientes e como nos movemos dentro deles.

Aqui estão algumas razões pelas quais os idiomas do amor podem evoluir:

  • Big Life Transitions: Tornar -se pai, mudar para um novo local, mudar de carreira ou cuidar dos pais, todos podem alterar suas necessidades emocionais. Pessoalmente, os atos de serviço subiram ao topo depois que me tornei pai (e com isso, a necessidade do meu marido por tempo de qualidade).
  • Curar feridas passadas ou evoluir necessidades emocionais: Trabalhar através do trauma pode mudar significativamente a maneira como recebemos amor. Por exemplo, alguém com insegurança, dor ou altos níveis de estresse pode valorizar palavras de afirmação acima de tudo. Com o tempo e a cura, essas necessidades podem mudar.
  • Dinâmica de relacionamento: À medida que seu relacionamento amadurece, o seu amor também. Faça o check -in frequentemente com seu parceiro para ver se alguma nova preferências se desenvolveu. Torne -o divertido, oferecendo amor em vários idiomas e veja quais eles respondem mais – e vice -versa.

É útil fazer inventário consigo mesmo e com seu parceiro uma vez por ano para ajudar a garantir que você esteja dando e recebendo amor da maneira mais significativa.

Pensamentos finais

Compreender e aplicar os idiomas do amor pode transformar seu relacionamento. Não se trata apenas de conhecer seu próprio idioma, mas de aprender ativamente a “falar” do seu parceiro. Quando as duas pessoas se sentem vistas e valorizadas, o amor se torna mais profundo, mais forte e mais intencional.

Este post foi atualizado pela última vez em 3 de abril de 2025 para incluir novas idéias.



Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email