8 asanas de ioga para aumentar a imunidade e se manter aquecido neste inverno
Aumente a sua isenção neste inverno com estes 8 asanas de ioga eficazes que promovem o calor, apoiam a digestão e fortalecem as defesas do corpo.
O inverno é a quadra em que muitas pessoas pegam resfriados e gripes inesperadamente. Num momento você se sente muito e no outro está espirrando muito. No entanto, muitos não percebem que é uma forma pela qual seu corpo lhe diz que precisa de mais atividade. Assim porquê os músculos que requerem exercícios regulares para se manterem fortes, o sistema imunológico também se beneficia dos movimentos diários. Você não precisa de treinos intensos ou horas na ateneu. Asanas de ioga simples e suaves podem melhorar o fluxo sanguíneo, aumentar a capacidade pulmonar, reduzir a inflamação e ajudar o corpo a combater infecções de forma mais eficiente.
8 posturas de ioga para o sistema imunológico
O médico ayurvédico Dr. Gagan Tiwari, da Kailash Health Village, compartilha posturas de ioga para aumentar a isenção e mantê-lo quente durante o inverno.
-
Surya namaskar: Saudação ao Sol
Surya Namaskar continua sendo uma das sequências de corpo inteiro mais poderosas para aquecer o corpo, integrando flexões para frente e para trás com respiração sincronizada que ativa a musculatura e promove a circulação sanguínea. “Fazer 8 a 12 rodadas diárias serve para solevar a frequência cardíaca, aumentar a capacidade respiratória e aguçar o lume estomacal, tudo muito importante para o bem-estar no inverno”, disse o médico ayurveda Dr. Gagan Tiwari, da Kailash Health Village, ao Health Shots. Esse movimento rítmico prepara o corpo para asanas mais profundos e combate a lentidão, muito generalidade durante o tempo indiferente.
2. Uttan mandukasana (postura estendida do sapo)
Esta postura estimula profundamente os órgãos abdominais, apoiando a digestão e o metabolismo, ambos intimamente ligados à isenção. Também melhora a flexibilidade da poste e dos quadris, ajudando a liberar a rigidez causada pelo indiferente.
3. Ustrasana (postura do camelo)
O inverno agrava os problemas respiratórios devido ao ar sedento e ao indiferente. Ustrasana expande os pulmões, tórax e gasganete, aumentando assim o fornecimento de oxigênio e aumentando a imunidade. “Essa inflexão para trás estimula a glândula timo, uma glândula endócrina que ajuda a regular o sistema imunológico”, afirma a médica ayurveda. Isso ajudará a combater a tendência de desnivelar ou fechar o peito em climas frios, promovendo uma melhor postura e uma respiração mais profunda.
4. Trikonasana (postura do triângulo)
Levante asana em pé melhora o estabilidade, fortalece o núcleo e ajuda na digestão. “Uma vez que o Ayurveda relaciona a digestão diretamente com a isenção, o Trikonasana é altamente eficiente nos invernos, quando o metabolismo está naturalmente ordinário”, afirma o médico. A postura alonga e firma as pernas, quadris e poste, que podem permanecer rígidas no tempo indiferente.
5. Vrikshasana (postura da árvore)
Posturas de estabilidade, porquê a postura da árvore, têm um efeito de ancoragem no sistema nervoso. Um sistema nervoso equilibrado e regulado suporta um desempenho muito mais formidável. sistema imunológico e melhor estabilidade hormonal. “A prática diária de Vrikshasana melhora o foco, reduz a sofreguidão e aumenta a resistência, coisas muito úteis durante os meses de inverno, quando há tendência a sentir-se física e mentalmente lento”, afirma o perito.
6. Bhujangasana (postura da serpente)
Bhujangasana é particularmente útil no inverno, quando a flexibilidade da poste vertebral é aumentada, os pulmões são abertos e a circulação na cavidade torácica melhora. “A estimulação das vísceras abdominais por leste asana auxilia no metabolismo e na digestão, processos tão vitais para manter a isenção”, diz o Dr. Tiwari. A prática regular da postura da serpente ajuda a expelir a rigidez e a manter a mobilidade durante os meses de inverno, quando geralmente se trabalha menos.
7. Setu bandhasana (postura da ponte)
A postura da ponte aumenta o fluxo para a segmento superior do corpo e equilibra o sistema endócrino. Uma boa circulação ajuda a erigir calor e vontade interno. “Setu Bandhasana também reduz o estresse, que é um dos fatores que diminui a isenção, principalmente no inverno, quando muitas pessoas são afetadas pela redução do horário de verão”, compartilha o médico.
8. Pranayama
A respiração é muito importante para aumentar a isenção durante as estações mais frias.
As principais práticas incluem:
- Kapalbharti: O asana é um supimpa limpador das vias respiratórias e melhora a atividade metabólica.
- Anulom-vilom: Equilibra ambos os hemisférios do cérebro, reduz o estresse e aumenta a oxigenação. “Somente 15 minutos diários de pranayama podem fazer toda a diferença no bem-estar universal no inverno, aumentando a força respiratória e a nitidez mental”, afirma o perito.
- Bhastrika: Produz calor interno, aumenta a capacidade dos pulmões e ajuda o sistema imunológico.


