Estilo de Vida

Como definir limites de férias sem culpa

Não importa o quanto os amemos, as férias tem um jeito de nos esticar. Entre eventos escolares, expectativas familiares, listas de presentesviagem, e a trouxa mental de tornar a temporada “mágica”, não é de apreciar que muitos de nós mal cruzem a risca de chegada. E embora a pressão para expor sim seja muito real, levante é o seu lembrete para definir limites de feriados. Na verdade, levante é o contraveneno para ambos esgotamento e aquela lesma familiar de dezembro em que você está consumindo cortisol e sobras biscoitos de açúcar. A seguir, explicaremos porquê expor não (sem culpa) e guardar a força emocional. Um brinde a realmente aproveitar a temporada que você trabalhou tanto para produzir.

Limites de férias decor_holiday

Por que os limites são importantes durante as férias

Esta quadra do ano amplia o trabalho invisível que realizamos. Estamos coordenando viagens. Estamos comprando recheios de meia. Estamos recebendo presentes para professores. Eram menus de planejamento. Etc. Etc. Etc. Ao mesmo tempo, estamos definindo o tom emocional para todos ao nosso volta. Isso é bastante. E quando não seguramos firme aos nossos limitesé fácil entrar em:

  • Comprometimento excessivo para eventos
  • Aprazível às pessoas para evitar decepcionar parentes e amigos
  • Armadilhas de confrontaçãoonde nos sentimos obrigados a igualar o que todos os outros estão fazendo
  • Autonegligênciaporque colocamos as necessidades de todos primeiro das nossas

Os limites protegem sua largura de orquestra emocional. Eles são uma forma de honrar o que você pode fazer – ao mesmo tempo em que libera graciosamente o que não pode.

E quando você honra seus limites, você cria espaço para presença, alegria e momentos significativos (não unicamente para a trouxa mental por trás deles).

Armadilhas de culpa comuns a serem evitadas

Inevitavelmente, mesmo as mães mais autoconscientes são levadas à culpa pelas férias. Mas nomear essas armadilhas é o primeiro passo para evadir delas. Antes de submergir nas estratégias, é útil reconhecer os scripts internos que fazem com que expor não pareça impossível. Depois de identificá-los, será muito mais fácil afrouxá-los e escolher o que realmente importa.

1. “Mas meus filhos vão perder…”

Verdade: as crianças não se lembram de momentos perfeitamente selecionados. Eles se lembram da conexão. Pais descansados ​​e com os pés no solo criam férias mais tranquilas do que qualquer outra agenda repleta de atividades.

2. “Não quero decepcionar ninguém.”

Tentar proteger os sentimentos dos outros muitas vezes custa o seu próprio bem-estar. Os limites não são para rejeitar os outros. Eles são sobre respeitar a si mesmo.

3. “Eu deveria ser capaz de fazer tudo.”

Esta é a marca registrada da cultura do burnout. Se expor sim custa para você dormirsanidade ou força emocional, não vale a pena as consequências internas. Sempre.

4. “É unicamente uma vez por ano.”

E isso é exatamente por que a conservação de força é importante. Você merece vivenciar a temporada (não unicamente sobreviver).

O poder de proteger sua força

Falando em força emocional, pense nisso porquê um finito recurso. Para contextualizar, sou mãe de dois meninos, um consultora de nutriçãoe um livro Eneagrama 2 (alguém que instintivamente antecipa e atende às necessidades de todos antes das minhas). E embora essa sensibilidade seja um ponto poderoso, também significa que tenho tendência a me esforçar demais… mormente durante as férias. Mas quanto mais eu pressionava, mais esgotado me sentia.

Eventualmente, graças ao meu curioso marido (um Eneagrama 5!), percebi que proteger minha força não é egoísmo. É uma forma de surgir porquê a mãe calma e presente que quero que meus filhos lembrem. Os limites dos feriados não prejudicam a temporada; eles criam espaço para os momentos que mais importam.

Porquê preservar sua sanidade

Quando você começa a honrar sua força, o próximo passo é desenredar porquê velejar na temporada com mais intenção. Com isso em mente, cá estão algumas ferramentas adequadas para mães que não exigem sublimidade ou tempo extra. Quanto mais simples eles forem, maior será a verosimilhança de você realmente usá-los. Essas práticas realistas e fundamentadas podem ajudá-lo a preservar sua sanidade, guardar a largura de orquestra emocional e passar pela temporada com mais facilidade:

  • Crie uma “visão de férias” para sua família. O que fazer você quer que esta temporada seja? Aconchegante? Simples? Lento? Contente? Deixe levante guiar cada sim e não.
  • Limite eventos consecutivos. Reserve noites em branco no seu calendário. Você – e seus filhos – precisam de um tempo de inatividade entre os compromissos.
  • Identifique seus itens não negociáveis. Talvez seja um dia de decocção, uma noite de cinema ou a participação em um único evento anual. Bloqueie o que importa e libere o resto.
  • Proteja suas manhãs. Uma manhã lenta (com moca que você bebe quente) pode gratificar até os dias mais movimentados.
  • Crie tempo de buffer. Diga não a qualquer coisa que aperte sua agenda a ponto de estressá-la. Espaço é o seu superpoder secreto de férias.

O que expor quando você precisa expor não

Se expor não desencadeia culpa (isso é para todos os meus colegas que agradam as pessoas!), Use esses roteiros suaves e respeitosos que honram você e a outra pessoa.

  • “Estamos mantendo nossa agenda lenta levante ano, portanto não conseguiremos, mas obrigado pelo invitação.”
  • “Isso parece ótimo, mas temos que passar. Precisamos de qualquer tempo de folga em família.”
  • “Eu gostaria que pudéssemos, mas estamos lotados!”
  • “Não posso me comprometer com isso, mas espero que seja uma reunião maravilhosa.”
  • “Obrigado por pensar em nós! Esta temporada está enxurro, portanto vamos permanecer perto de lar.”

Lembre-se: os limites dos feriados não exigem desculpas ou explicações.

Autocuidado prático para uma temporada tranquila

Nas férias, o sigilo é tecer momentos de bem-estar em o caos, sem esperar que o caos se instale. UM café da manhã rico em proteínasum silêncio xícara de cháou 10 minutos de distensão podem ancorar o dia inteiro. Deixe de lado a sublimidade, ok? Sua lar não precisa estar repleta de decoração (um um pouco de guirlanda vai longe!) e seus cookies não precisam ser dignos do Pinterest. E não tenha terror de pedir – e concordar – ajuda para entrouxar, cozinhar ou cuidar dos filhos! Mais importante ainda, não se esqueça de fazer uma pausa, dar um passo detrás e sugar a magia por si mesmo.

Edie Horstman

Edie Horstman





Edie é a fundadora da empresa de coaching nutricional, Wellness with Edie. Com sua formação e experiência, ela é perito em saúde da mulher, incluindo fertilidade, estabilidade hormonal e bem-estar pós-parto.



Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email