3 hábitos simples para a atenção plena diária
“Não fique no pretérito, não sonhe com o horizonte, concentre a mente no momento presente.”
Buda
“A melhor maneira de conquistar momentos é prestar atenção. É logo que cultivamos a atenção plena. Atenção plena significa estar acordado. Significa saber o que você está fazendo.”
Jon Kabat-Zinn
Um dos hábitos mais comuns que tornam a vida miserável é não estar onde você está.
O que quero expressar com isso?
Que seu corpo está cá e agora. Mas que seus pensamentos estão em outro lugar no tempo e no espaço.
Eles estão no pretérito, revivendo uma memória antiga e dolorosa. Ou repetir uma discussão – que você ainda quer vencer – pela centésima vez.
Ou seus pensamentos estão em um horizonte verosímil. Preocupado e estressado com o que pode intercorrer no trabalho ou no seu relacionamento. Ou tentar planejar todos os cenários possíveis e, com isso, esperar controlar totalmente o horizonte.
E quanto mais tempo você passa no horizonte ou no pretérito, mais você – na minha experiência – tende a também:
- Seja ineficaz. Tomar decisões torna-se muito difícil se você se questionar o tempo todo ou permanecer paralisado por todos os resultados possíveis. E pensar demais consome tanta virilidade que você perde a motivação para agir.
- Saudades da vida porquê ela acontece. Se você não está plenamente presente neste momento, é muito fácil perder e não gozar plenamente de uma vitória ou simplesmente de um momento bonito, risonho ou pequeno na vida.
Talvez você não consiga passar todo o seu tempo no agora. Porque há coisas que você pode aprender reexaminando seu pretérito. E há coisas que às vezes você precisa planejar para o horizonte.
Mas o tipo de maneira obsessiva ou viciante de passar tanto tempo em uma semana normal no pretérito ou no horizonte pode ser substituída por um pouco mais inteligente, mais útil e favorável à felicidade.
Três hábitos que me ajudaram muito a fazer essa mudança para ser muito mais consciente são:
1. Diminua a velocidade.
Comece o dia fazendo tudo o que você faz pela manhã, lentamente.
Isso tornará mais fácil e procedente manter um ritmo mais lento e se concentrar totalmente no que você está fazendo pelo resto da manhã.
E estrear o dia dessa maneira muitas vezes impedirá que você entre nos ciclos de pensamento mais comuns que causam preocupação, raiva ou tristeza.
Ou por outra, fazer um pouco de maneira calma e relaxada costuma ser a maneira mais rápida de fazer um pouco muito feito.
E é evidente que você pode desacelerar o que está fazendo a qualquer momento do dia para que sua mente volte ao que seu corpo está fazendo.
2. Diga a si mesmo: agora estou…
Muitas vezes digo isso a mim mesmo, silenciosamente: agora sou X.
E X pode ser que estou escovando os dentes. Lavando a louça. Caminhando e ouvindo os sons ao meu volta.
Exclusivamente me lembrar disso ajuda minha mente a parar de divagar e traz meu foco de volta exclusivamente para aquela coisa que estou fazendo agora e zero mais.
3. Interrompa seus pensamentos + reconecte-se rapidamente com o cá e agora.
Se você é um leitor regular, sabe que paladar de usar uma vocábulo ou frase irrelevante para silenciar o crítico interno.
Isso também funciona muito para voltar ao momento presente.
Quando você se pegar indo para qualquer outro lugar no pretérito ou no horizonte com seus pensamentos, logo – em sua mente – grite: PARE!
Ou: Não, não, não, não vamos seguir esse caminho de novo!
Portanto, imediatamente em seguida ter interrompido esses pensamentos, encontre o caminho de volta ao momento presente, concentrando-se exclusivamente no que está acontecendo ao seu volta agora com todos os seus sentidos – as visões, os sons, os cheiros e assim por diante – ou concentrando-se 100% na respiração entrando e saindo do seu corpo.
Faça qualquer uma dessas coisas por exclusivamente 1-2 minutos.
